Pubicado em: ter, maio 3rd, 2016

Porque bloquearam o WhatsApp?

 

WhatsApp bloqueio

Pela segunda vez a justiça mandou as operadoras de telefonia fixa e móvel bloquearem o serviço de mensagens instantâneas WhatsApp em todo Brasil por 72 horas, sendo que dezembro de 2015 foi primeira vez que o aplicativo foi bloqueado.

O bloqueio iniciou hoje(2) as 14 horas, a decisão partiu do juiz Marcel Montavão, de comarca de Lagarto, SE. As cinco operadoras atuante no Brasil a Vivo, Claro, Tim, Oi e Nextel já receberam a determinação, caso ouve-se descumprimento, a empresa estarão sujeitas a multa diária de R$ 500 mil, e as operadoras informação que irão acatar a decisão, porém, eles vão entrar com recurso judicial para desbloquear o serviço.

A justificativa do processo que levou o bloqueio é o mesmo que levou a prisão do vice-presidente do Facebook, Diego Dzodan em março. A justiça quer que a empresa Facebook que é dona do app WhatsApp, quer que libere informações uma quadrilha que está sendo investigado por tráfico de drogas, a companhia afirma não ter possibilidade de emitir tal informação devido a criptografia avançada de seu app e que seus servidores guardam dados para melhor seguranças de seus usuários.

Assista o vídeo abaixo feito pelo Olhar Digital para entender um pouco melhor sobre a tecnologia de encriptação usada por trás do aplicativo WhatsApp:

Sobre o Autor

Richard Inácio da Luz