Pubicado em: qui, abr 10th, 2014

A mão chamada Hamsá

Você já deve ter visto dezenas de versões de cores e formatos de tatuagens com uma mão com um olho no meio e já deve ter pesquisado na internet para saber o significado, foi até o Wikipedia e não se contentou com o que descobriu. Hamsá é considerado um talismã em diversas religiões do mundo mesmo sendo entre religiões que não seguem os mesmos Deuses ou doutrinas religiosas e para saber o porque fizemos uma pesquisa mais profunda sobre esse amuleto ecumênico que tem vários significados muito diferentes do original mundo a fora A hamsá (árabe: خمسة, chamsa – literalmente “cinco”, referindo-se aos cinco dedos da mão) é um talismã com a aparência da palma da mão com cinco dedos estendidos, usado por praticantes do Judaísmo e do Islão como um amuleto contra mau-olhado. Também é conhecida pelos nomes chamsá, mão de Deus,mão de Fátima, olho de Fátima, mão de Míriam ou mão de Hamesh. Ela é uma mão simétrica, cujo polegar e o mindinho são idênticos e apontam para os lados e para o horizonte, e o dedo médio é o eixo de simetria. Há também hamsás com forma de pombas semelhantes a uma mão. Ela pode aparecer também como uma mão normal, com um polegar distinto do mindinho Frequentemente, possui o desenho de olhos, com pombos,1 2 peixes e estrelas de Davi para fortalecer o seu simbolismo Em certas hamsás existem inscrições em hebraico, como a Shemá Israel,

Modelo: Juliane Soares

Modelo: Juliane Soares

No Islã – é um artefato místico, uma representação da mão deFatima bint Muhammad, filha de Muhammad (Maomé) profeta islã. Facilmente associada aos cinco mandamentos fundamentais que todo muçulmano precisa cumprir os chamados “cinco pilares do islã”: jejuar e observar as obrigações no mês do Ramadã, fazer a peregrinação a Meca, orar 5 vezes ao longo do dia diariamente, fazer caridade e professar e aceitar o credo. No Judaísmo – os judeus chamam da mão de Miriam, irmã deMoisés e Arão. Seu uso como um amuleto de proteção é muito comum. Seja pendurada no pescoço, ao lado da porta da casa, no automóvel como meio de prevenção contra acidentes, ou na carteira para servir contra o mau-olhado que possa afligir as finanças da pessoa.

No Budismo – é chamada de Abhaya Mudra e possui significado de dissipação do medo. O destemor é uma das principais virtudes, é o fruto da perfeita auto-realização, significa o redescobrimento da não-dualidade. Existem provas arqueológicas que mostram o símbolo da Hamsá utilizado como um escudo contra o mau-olhado já muito antes do surgimento do judaísmo ou do islã. Atualmente os defensores da paz no Oriente Médio têm usado como símbolo para lembrar as raízes comuns do judaísmo e do islamismo buscando, nesse caso, um símbolo de paz e esperança. Um desejo não só deles, como nosso também!

Sobre o Autor

Rede Midial