Pubicado em: sex, jan 16th, 2015

10 Curiosidades sobre a cerveja

0

Para os amantes de cerveja, veja as 10 curiosidades sobre ela.

A cerveja é uma das bebidas alcoólicas mais antigas do mundo, segundo indício achados por arqueogeológicos, constataram que era produzida desde 6000 a.C pelas civilizações antigas do Egito.

Atualmente a cerveja é a bebida mais consumida mundialmente perdendo somente para água e do chá.

1- Melhora o Sistema Imunológico

1

 Segundo a matéria realizada no british journal of nutition em 2007, ressalta que o consumo moderado de bebidas alcoólica ricas em polifenois, como cerveja e vinho, podem ser bons aliados para nossa saúde; mas se for consumida em excesso poderá ser prejudicial.

2- Faz bem para os ossos

2

 A cerveja é uma importante fonte de silício; mineral contribuente para a melhora da densidade e desenvolvimento ósseo.

3- Previne o desenvolvimento de Alzheimer

Cerebro-como-evitar-Alzheimer

 Em relatório divulgado por cientista da universidade de Chicago (EUA) , após a revisão de 44 estudos feitos durante a década de 90, relacionam o consumo de álcool e problemas cognitivos, constatando que pessoas que consumiam cerveja, vinho e destilados com moderação, apresentaram menor risco de desenvolver mal de Alzheimer do que aqueles que não ingeriam álcool.

4- A deusa da cerveja

4

 A importância dada a cerveja na antiga Suméria era tanta que havia até mesmo uma deusa para a bebida. Ninkasi era a deusa suméria da cerveja, capaz de satisfazer o desejo e saciar o coração. Em sua homenagem foi escrito um hino, sendo preservado através da escrita por volta de 1800 a.C.

5- A cerveja mais forte

5

 A cerveja mais forte do mundo tem 67,5% de álcool e chama-se Snake Venom. É uma cerveja extremamente forte, mas ainda assim muito saborosa. A garrafa com 275 ml sai por 50 libras.

6- 50 milhões de bêbados

6

 Estatísticas indicam que, a qualquer momento, 0,7% da população mundial está bêbada, o que resulta em aproximadamente 50 milhões de pessoas. E como a cerveja é a bebida alcoólica mais consumida ao redor do globo, podemos inferir que a maioria deles está bebendo cerveja. Assim você nunca está bebendo sozinho.

7- A mais cara

7

E mesmo com todo esse conteúdo em álcool, a Snake Venom não chega nem perto de figurar entre as mais caras do mundo. Quem ganha essa é a Antarctic Nail Ale, uma iguaria produzida pela cervejaria australiana, de Perth Nail Ale e que num leilão, uma única garrafa da bebida foi leiloada por 800 dólares. O motivo? A água utilizada na fabricação era proveniente das geleiras da Antártida.

8- Cervejarias

Freising 3_thumb[1]

 A cervejaria mais antiga e que ainda funciona , encontra-se no sul da Alemanha e atende pelo nome Weihenstephan, com mais de mil anos de existência, fazia parte de um monastério, onde os monges produziam cerveja. Hoje a cervejaria pertence ao estado.

9- O que deixa a cerveja ruim

9

Pior que descongelar e coloca-la novamente no freezer, é a luz. Como comprovado pelo Dr. Forbes, da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, o lúpulo é sensível à luz, e seus três principais compostos que foram identificados como sendo sensíveis à luz, são conhecidos como isohumulonas. Quando estes são atingidos pela luz, eles se quebram e formam radicais livres, trazendo cheiros e sabores horríveis.

10- Existe o dia internacional dessa iguaria

10

  O Dia Internacional da Cerveja, é comemorado na primeira sexta-feira de agosto, foi inventado em 2007 em Santa Cruz na Califórnia, tudo começou com uma celebração no bar dos fundadores local, mas, desde então se expandiu para se tornar um evento mundial.

Tem três propósitos declarados:

  1. Estar com amigos para saborear a cerveja
  2. Celebrar aqueles que fabricam e os que servem a cerveja.
  3. Ter o sentido de união mundial com outros comemoradores, com cervejas de todas as nações e culturas

 

FONTE: ElHombre, Exame, Wikipédia, Google Imagens.

Sobre o Autor

Richard Inácio da Luz